SUBESTIMADAS EM CANNES

Cefas Carvalho

Sofia Coppola, cineasta que muito me agrada, venceu como melhor diretora no último Festival de Cannes, por The Beguiled (O Estranho Que Nós Amamos), cuja premiação foi no domingo passado. Foi quando soube, estarrecido, que ela foi apenas a segunda diretora a vencer o prêmio no festival. Sua solitária antecessora foi a russa Yuliya Solntseva, vencedora  por seu trabalho em A Epopeia dos Anos de Fogo (1961).

E apenas uma cineasta venceu a Palma de Ouro de Melhor Filme: a neozelandesa Jane Campion em 1992 com o magnífico O Piano, filme que assisti três vezes somente no cinema quando do lançamento. Sofia, para quem não sabe/não lembra, é filha do mestre Francis Ford (sim, O Poderoso Chefão e Apocalypse Now) e realizou filmes excepcionais como As Virgens Suicidas e Encontros e Desencontros, além do pouco visto e ótimo Somewhere, pela qual ganhou o Leão de Ouro de Veneza.

Mas, a premiada Sofia é uma exceção. As premiações, tanto em festivais como na indústria, são verdadeiros “clubes do Bolinha”. Olhando para trás, é espantoso perceber como Margueritte Von Trotta, Lina Wertmuller, Liliana Cavani, Catherine Breillat, Susanne Bier, Mira Nair nunca ganharam festivais importantes com seus filmes.

Na mostra competitiva deste ano, além de Sofia, outras duas mulheres: a inglesa Lynne Ramsey e a japonesa Naomi Kawase. Muito pouco em comparação com os 15 cineastas homens da lista. Uma representatividade que não faz jus á produção cinematográfica das mulheres atualmente em todo o mundo, incluindo o Brasil. Mas, a produção das cineastas brasileiras já é assunto para um outro texto. Resta esperar que as mostras dos festival tenham a representatividade que as mulheres cineastas fazem por merecer há muitos anos. E que recebam os prêmios a que fazem jus.

Foto – cena de O Estranho Que Nós Amamos, versão de 2017

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: